Sobretudo – A Fisiologia do Corpo Metafórico

Na exposição “Sobretudo” Patrícia de Paula apresenta três momentos distintos que se entrelaçam e dialogam. Cada série é um mergulho no tema que rege sua pesquisa artística : a resistência do seu corpo de mulher.

“Os Mantos”, produzida em 2011, desvela o corpo como um enigma protegido, encapsula ao avesso, revelando a forma informe, a não-fixidez do corpo em performance. Subverte assim a ordem esperada do corpo feminino aprisionado no discurso social.

Em seguida, “Os Invólucros”, criada em 2022, mergulha na energia axial, falocêntrica, na qual o corpo feminino culturalmente construído, foi acorrentado em uma estrutura reguladora altamente rígida. Contudo, a energia do feminino no corpo da mulher continua transgredindo a ordem esperada no discurso social dos corpos.

Por fim, as cerâmicas cruas, que desde as origens dos tempos em muitas culturas e ainda hoje, entre os Baniwas é uma arte exclusivamente feminina, transmitida das avós às netas das mães às filhas, sugerem um corpo metafórico em movimento e erupção, atualizado a todo momento na interpretação dinâmica da nossa sociedade contemporânea.

Formulário de Inscrição

BJW 2025 - 6° edição


Envie 5 obras